TEOLOGIA BÍBLICA

 

LINHA DE PESQUISA
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DO AT E NT


Esta linha de pesquisa, seguindo os métodos próprios da ciência bíblica, procura não só estudar os textos bíblicos e seu ambiente histórico, social, cultural, mas também aplicar e avaliar os diversos métodos exegéticos e as novas abordagens hermenêuticas e de análise textual.

 

HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI


Metodologia e Intertertextualidade: O uso do AT nos Evangelhos
Já Santo Agostinho traduzia essa relação afirmando que o Novo Testamento está latente no Antigo e o Antigo está patente no Novo (Quaest. in Hept. 2,73). Atualmente, o método de leitura do NT a partir do uso dos textos do AT se popularizou no Brasil com a tradução da obra de G. K. BEALE, “O uso do Antigo Testamento no Novo Testamento: Exegese e interpretação”. São Paulo: Vida Nova, 2013. Ele é um dos muitos autores que se debruçaram sobre a temática. O presente projeto tem por objetivo analisar o uso das passagens veterotestamentárias nos Evangelhos evidenciando sua continuidade, novas intuições ou rupturas.

Exegese de textos dos Evangelhos Sinóticos
Os evangelhos ocupam um lugar de destaque no cânon do NT. A própria “Dei Verbum” no-lo indica ao dizer que “ninguém ignora que, entre todas as Escrituras, mesmo do Novo Testamento, têm os Evangelhos o primeiro lugar, enquanto são o principal testemunho da vida e doutrina do Verbo encarnado, nosso Salvador” (n. 18). Esta linha de pesquisa tem por objetivo a análise de textos dos evangelhos sinóticos visando um maior aprofundamento de sua teologia, evidenciando temas como a cristologia, a pneumatologia, a eclesiologia, a escatologia, a ética, dentre outros. Além disso, a história da interpretação dos textos servirá para se perceber o avanço na compreensão de passagens singulares.

 

LEONARDO AGOSTINI FERNANDES


Continuidade, descontinuidade e unidade nas relações entre Antigo e Novo Testamento: metodologias e interdisciplinaridade
Nesta linha de pesquisa, busca-se interpretar e compreender textos do NT, percebendo o que há em comum e diferente entre os dois Testamentos, adentrando com mais propriedade na novidade do NT em relação ao AT (cf. Hb 1,1-2). A chave de leitura e interpretação é Jesus de Nazaré, reconhecido como Messias e proclamado Filho de Deus, plenitude da Revelação e, por isso, exegeta por excelência que garante a autêntica interpretação do AT (cf. Lc 24,27), como fizeram os autores do NT. Além disso, o projeto aprofunda a dinâmica bíblica que orienta o trabalho exegético, a reflexão teológica e os desafios que uma pastoral possui quanto à atualização da mensagem dos textos bíblicos nos vários contextos da vida eclesial e social.

Temas inerentes ao Pentateuco
O projeto busca articular determinados temas que são inerentes ao Pentateuco e que incidem sobre a organização social, cultural e religiosa do Israel pós-exílico: a figura e o papel de Moisés; a sublimidade de Sião; a centralidade do lugar de culto em Jerusalém; as reformas empreendidas por Esdras e Neemias e suas conseqüências; a esperança depositada na monarquia, no sacerdócio e no messianismo.

Exegese Bíblica Veterotestamentária: Interpretação e leitura canônica de textos proféticos 
O projeto busca individuar e determinar as temáticas de cunho profético que ajudem a perceber os elementos que estariam na origem das diferentes teologias presentes no Antigo Testamento a partir da sua forma final e canônica. Dentre as principais temáticas destacam-se: o yôm YHWH; a sublimidade de Sião; a monarquia, o sacerdócio e os profetas em conflito; a Torah nos profetas; a dinâmica e a influência do êxodo em textos proféticos; a vocação messiânica, entre identidade e missão no profetismo bíblico; a teshuvah nos e dos profetas; a justiça social e o valor da pessoa humana; a mediação profética como reconciliação e restabelecimento da justiça sócio-familiar. Este projeto de pesquisa amplia e enriquece os projetos que já estão em curso na área bíblica do Departamento de Teologia da PUC-Rio, pois contempla novos espaços e formas de abordagens da Bíblia atentas aos fenômenos religiosos em expansão. Esta linha de pesquisa oferece aos alunos de graduação, futuros e potenciais candidatos ao mestrado e ao doutorado, a possibilidade para aprofundar determinados temas proféticos dentro de uma perspectiva que também considere a dimensão, a leitura e a interpretação canônica da Bíblia utilizando uma metodologia científica apropriada aos textos. Com isto, há uma inserção do corpo discente no debate acadêmico atual da área de teologia bíblico, que procura perceber e propor a coerência interna dos diferentes temas presentes nos livros que formam a Bíblia. Grande destaque se dá, neste campo, aos escritos proféticos, porque neles se buscam os vários e os diferentes pontos de contato com os temas centrais do Pentateuco, dos Livros Históricos e dos Livros Sapienciais. Esta integração ajuda a perceber as relações e a dinamicidade interna que perpassam a Bíblia como um todo orgânico e articulado de acordo com o desenvolvimento do Plano histórico-literário dos textos bíblicos. Fica favorecida a postura de quem se aproxima desses textos a fim de encontrar neles tanto o sentido literal como o sentido espiritual.

 

MARIA DE LOURDES CORRÊA LIMA


Tradição e literatura bíblica
Estudo da tradição antecedente e consequente à cristalização escrita da Bíblia, analisando os seguintes temas: a passagem da revelação à tradição oral e escrita; a questão da inspiração dos textos sagrados; a tradição manuscrita; a formação do conjunto dos textos sagrados; a tradição consequente e a interpretação dos textos bíblicos. Será considerado também o fenômeno das releituras intra-bíblicas, seja entre textos veterotestamentários seja entre textos dos dois Testamentos.

Instituição e teologia no Antigo Testamento
Estudo das principais instituições do Antigo Testamento e seu valor teológico em diversos tipos de texto. Instituições a serem estudadas: a monarquia; o sacerdócio e o templo.

O sistema verbal hebraico na literatura profética bíblica
Estudo do funcionamento das formas verbais hebraicas na literatura narrativa e poética, a partir da  perspectiva da lingüística textual.

 

WALDECIR GONZAGA


Análise dos livros Bíblicos e Extrabíblicos do Novo Testamento
Análise dos vários corpora do Novo Testamento: Evangelhos Sinóticos, Atos do Apóstolos, corpus Joanino (Evangelho, Cartas e Apocalipse), corpus das Cartas Paulinas, corpus das Católicas e Hebreus, Apócrifos ou Pseudepígrafos do Novo Testamento. Exegese e interpretação de textos dos livros Bíblicos e Extrabíblicos do NT, bem como análise do Cânon do NT.

Temas inerentes ao Novo Testamento
O projeto busca estudar temas que são inerentes ao Novo Testamento a fim de compreender o alcance e a dimensão histórica e religiosa dos textos, bem como os fenômenos sócio-culturais que estão no seu entorno.

Análise retórica bíblica semítica
Realizar estudos para aprofundar-se no conhecimento do Método de Análise Retórica Bíblica Semítica, aplicando-o a textos do Antigo Testamento e do Novo Testamento, de livros Bíblicos e de Extrabíblicos. Este Projeto está intimamente ligado ao Grupo de Pesquisa junto ao CNPq, liderado pelo mesmo professor.
Início: 2019