No dia 22 de maio de 2019, os Departamentos de Teologia e Filosofia receberam a visita de Dom Esmeraldo Barreto e do Pe. Antônio Niemiec, CSsR, representantes da Comissão Missionária da CNBB, a fim de iniciar um diálogo em vista da cooperação entre as Igrejas do Brasil e da Guiné-Bissau. O objetivo é celebrar um convênio com estes dois Departamentos da PUC-Rio, com a finalidade do envio de professores e professoras que possam estar colaborando na formação filosófico-teológica de futuros sacerdotes, religiosos(as) e leigos(as) em Guiné-Bissau. Esta cooperação impactará positivamente na missão da Igreja e na internacionalização da Universidade.

Nesta ocasião foi realizada uma reunião entre os visitantes, o vice-reitor da Universidade (Pe. Álvaro Pimentel, SJ), o diretor do Departamento de Teologia (Pe. Waldecir Gonzaga), o diretor do Departamento de Filosofia (Prof. Luiz Camilo Ozório) e Mons. Antônio Catelan. Logo após a reunião, Dom Esmeraldo Barreto, Pe. Antônio Niemiec e Pe. Waldecir foram recebidos por Pe. Josafá Carlos de Siqueira, SJ, reitor da PUC-Rio.