PÓS-DOUTORADO

O estágio de pós-doutorado em PPG da PUC-Rio consiste em estudo acadêmico caracterizado por atividade de pesquisa, a ser realizada por portadores de título de Doutor, obtido em PPG Stricto Sensu (cf. Portaria – 54/20119, Art. 1º).

Será desenvolvido com a supervisão de um professor do quadro principal, integrante do corpo docente do PPG, e em sintonia com sua linha de pesquisa (§1).

O candidato deve submeter seu projeto à Comissão do PPG e a duração será mínima de 02 (dois meses) e máxima de (02 (dois) anos.

As demais normas para a participação do estágio de Pós-Doutorado encontram-se no texto da Portaria – 54/2009, apresentada a seguir:

 

PORTARIA – 54/2009

Dispõe sobre o estágio de pós-doutorado em Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio.

O Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pe. Jesus Hortal Sánchez, S.J., no uso de suas atribuições,

CONSIDERANDO o objetivo da Universidade em oferecer oportunidades de pesquisa a jovens doutores,

RESOLVE:

Art.1° – O estágio de pós-doutorado em Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio consiste em estudo acadêmico caracterizado por atividade de pesquisa, a ser realizado por portadores de título de Doutor, obtido em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

§1° – O estágio em Programa de Pós-Graduação será desenvolvido com a supervisão de um professor do quadro principal, integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação, e em sintonia com sua linha de pesquisa.

§2° – Somente poderá supervisionar estagiário em Programa de Pós-Graduação professor credenciado para atuar na pós-graduação e que já tenha concluído, pelo menos, uma (01) orientação de Doutorado.

§3° – O candidato ao estágio em Programa de Pós-Graduação deverá submeter à apreciação da Comissão do Programa de Pós-Graduação um projeto de pesquisa em uma das áreas de concentração do Programa.

§4° – O candidato que tiver seu projeto de estágio aprovado, em Programa de Pós-Graduação, deverá registrar-se na Diretoria de Admissão e Registro (DAR) da PUC-Rio como Estagiário de Pós-Doutorado.

Art. 2° – O candidato ao estágio de pós-doutorado deverá comparecer à Diretoria de Admissão e Registro (DAR) e requerer seu ingresso como Estagiário de Pós-Doutorado.

§1° – O candidato poderá dar entrada em seu requerimento a qualquer tempo.

§2° – O candidato deverá anexar ao seu requerimento os seguintes documentos:

1) Carta de solicitação dirigida ao Coordenador do Programa;
2) Cópia da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física ou do passaporte;
3) Cópia de Diploma de Doutorado, reconhecido ou legalmente revalidado, quando for o caso;
4) Curriculum Vitae atualizado, preferencialmente extraído da Plataforma Lates;
5) Carta de aceitação do professor indicado para supervisionar o candidato;
6) Projeto de pesquisa e plano de trabalho contendo cronograma, relação de produtos previstos e, quando for o caso, fonte de recursos, devendo ser rubricadas todas as páginas pelo professor indicado para supervisionar o candidato.

§3° – Após receber os documentos do candidato, a DAR deverá encaminhar o requerimento ao Departamento ao qual pertence o Programa de Pós-Graduação para julgamento do pedido.

Art. 3° – O estágio de pós-doutorado em Programa de Pós-Graduação terá a duração mínima de 02 (dois) meses e máxima de 02 (dois) anos.

§1° – O período de estágio poderá ser renovado.

§2° – A duração de cada período de estágio será determinada mediante o projeto proposto pelo candidato, com a aprovação da agência concessora da bolsa, quando for o caso, com a aprovação da Comissão do Programa de Pós-Graduação em questão, e do professor indicado para supervisionar o estagiário de pós-doutorado.

Art. 4° – A participação em estágio de pós-doutorado em Programa de Pós-Graduação não cria vínculo empregatício ou funcional entre o estagiário de pós-doutorado e a PUC-Rio.

§1° – Durante o desenvolvimento do projeto, o estagiário de pós-doutorado poderá utilizar os serviços da PUC-Rio, razão pela qual deverá usufruir da condição de Estagiário de Pós-Doutorado da Universidade.

§2° – Toda produção bibliográfica ou artística decorrente do estágio em Programa de Pós-Graduação deverá mencionar, obrigatoriamente, a condição de estagiário de pós-doutorado em Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio.

Art. 5° – Ao término do estágio no Programa de Pós-Graduação, a homologação se fará em 30 (trinta) dias após a entrega de relatório, conforme previsto no §1° do presente artigo, devendo a Diretoria de Admissão e Registro (DAR) emitir Certificado de Estágio de Pós-Doutorado na respectiva área de concentração, que deverá ser assinada pelo professor-supervisor e pelo Coordenador do Programa.

§1° – Ao final do estágio, e para efeito de análise para emissão de Certificado de Estágio de Pós-Doutorado, o estagiário de pós-doutorado deverá encaminhar ao professor- supervisor relatório das atividades realizadas, tendo como referência o projeto submetido a Comissão do Programa de Pós-Graduaçáo quando de seu ingresso no mesmo.

§ 2° – O professor-supervisor deverá emitir parecer sobre o relatório de atividades do estagiário de pós-doutorado em até trinta (30) dias, a ser encaminhado à Coordenação do Programa para fins de emissão de Certificado de Estágio de Pós-Doutorado pela Diretoria de Admissão e Registro (DAR).

Art. 6° – Benefícios que resultem de bolsas externas concedidas ao estagiário de pós-doutorado durante seu estágio de Pós-Doutorado na PUC-Rio, incluindo materiais de consumo restantes, serão incorporados ao patrimônio do Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio ao final do período de estágio.

Art. 7° – A presente Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas quaisquer disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 13 d novembro de 2009
Pe. Jesus Hortal Sánchez, S.J.
Reitor

Pesquisas concluídas ou em andamento neste quadriênio (iniciado em 2017):

2019

Pesquisador: Manoel Pacheco de Freitas Neto
Pesquisador: Marcelo Pereira Marujo

2018

Pesquisador: Fátima de Lima Paula 
Pesquisador: René Armano Dentz Junior
Pesquisador: Lázaro Ilzo Daniel
Pesquisador: Rudy Albino Assunção
Pesquisador: Teresa Cristina dos Santos Akil de Oliveira 
Pesquisador: Jânison de Sá Santos 

2017

Pesquisador: Luciano Rocha Pinto (Concluído)
Pesquisador: Cláudia Andrea Prata Ferreira (Concluído)