TEOLOGIA SISTEMÁTICO-PASTORAL

LINHA DE PESQUISA
RELIGIÃO E MODERNIDADE

Esta linha de pesquisa aglutina e desenvolve pesquisas relativas às interpolações que a modernidade e a, assim chamada, crise da modernidade fazem à fé, à religião, ao pensamento e aos discursos teológicos.

Nela desenvolvem-se pesquisas sobre as concepções de Deus e da pessoa humana, sobre a prática da fé, sobre o diálogo ecumênico e inter-religioso, sobre as relações entre Teologia e outras Áreas de Conhecimento, e sobre a história das instituições eclesiásticas.

FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI

Mística e espiritualidade do cotidiano
Diante de um contexto religioso plural, a experiência do Mistério como centro da vida religiosa pode superar a tentação de absolutismos e exclusivismos, bem como o perigo do indiferentismo. A experiência religiosa do cristão, enraizada na intimidade com Deus, no experimentar a vida em profundidade, no resgate da imagem e semelhança desse Deus em sua vida e história, todas as suas dimensões são restauradas e integradas.

Teologia espiritual encarnada
Em um contexto marcado pela secularização nos deparamos com uma realidade caracterizada pela busca do sagrado, testemunhada pelo fenômeno denominado “movimento religioso” que atinge as religiões. No cristianismo surge o desafio para uma espiritualidade que humanize e integra todas as dimensões que constituem o ser humano, que o impulsione para o exercício da alteridade e que evite o distanciamento entre a espiritualidade e o compromisso social.

JOEL PORTELLA AMADO 

Antropologia Teológica em contexto de pós-modernidade
Compreensão do ser humano, sua autonomia diante de Deus, do mundo e do outro no atual momento histórico. Diálogo com a chamada “Teologia da Prosperidade”, a partir das questões teológicas a ela subjacentes. Interpelação que tais questões trazem para a teologia, pontos irrenunciáveis e pensamento teológico diante dos novos paradigmas.

Teologia e diálogo com as ciências
Estuda a relação entre a teologia e a compreensão do mundo, do ser humano e de Deus trazida pelas novas e aceleradas descobertas das ciências em geral, notadamente das ciências exatas.

Contexto urbano e vivência da fé cristã
O Projeto pesquisa, na área de Teologia e Pastoral, com o objetivo de acolher a contribuição das diversas ciências que estudam o fenômeno urbano, a fim de clarificar pastoralmente seu significado e as suas implicações para a ação evangelizadora.

LUCIA PEDROSA DE PÁDUA 

Mística e Teologia e Humanização
Conexões entre a teologia (especialmente antropologia), a mística e a espiritualidade cristãs, na atualidade e ao longo da história. A importância da integração dos espaços ético, estético, interpessoal e interior na espiritualidade humanizadora. A mística no contexto sociocultural moderno e pós-moderno.

Antropologia teológica e ecologia integral
O projeto está vinculado à Linha de Pesquisa Religião e Modernidade, do PPG da PUC-Rio. Insere-se nas sub-áreas de Teologia fundamental-sistemática e Teologia Prática, e aprofunda temas de Antropologia Teológica em diálogo com as ciências que sustentam uma ecologia integral, como a filosofia, a ética e as
ciências da terra.
Dado o contexto de crise socioambiental, investiga-se em que sentido a antropologia teológica pode contribuir com uma ecologia integral (Laudato Si’) e ser por ela interpelada. A pesquisa aborda aspectos teórico-práticos da interligação entre os seres humanos, Deus, o cosmos e a natureza. Entre estes aspectos: interligação entre as imagens de Deus, do ser humano e do cosmos; revisão das noções de pecado, mal e paraíso; consideração da dimensão antropológico-cósmica da salvação; inter-relação entre a formação da identidade e da responsabilidade com a alteridade; aspectos urbanos e antropologia; aprofundamento na proposta humanizadora integral da fé cristã; engajamento no apoio de propostas locais de defesa do ambiente em consonância com uma antropologia cosmicamente enraizada.

“Qual Maria?” Figuras de Maria no desenvolvimento da teologia e no pontificado do Papa Francisco
Dado o horizonte teológico-crítico estabelecido pelo Concílio Vaticano II e as peculiaridades da piedade popular, investigam-se as diferentes maneiras de apresentar a figura de Maria em autores representativos para o desenvolvimento da teologia e devoção marianas. Qual Maria (ou quais) foi apresentada ao longo da história da teologia e do desenvolvimento da mística cristã? No período pós-conciliar, a ênfase está na teologia mariana no pontificado do Papa Francisco, através de seus principais documentos e dos discursos e homilias nos santuários marianos.

LUÍS CORRÊA LIMA 

História da Igreja e Modernidade: Permanências e Mudanças
Projeto de pesquisa sobre a relação entre modernidade e cristianismo, contemplando algumas de suas repercussões na sociedade e na vida intra-eclesial católica. No Ocidente – de raízes greco-romanas, judaico-cristãs e suas permanências duradouras – surgiu a modernidade como um novo ciclo civilizatório, trazendo consigo uma visão de mundo e uma forma de organização da sociedade. Esta modernidade incide na Igreja, desencadeando grandes transformações.

MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER 

A experiência do divino nas religiões do Livro
A linha se propõe pesquisar comparativamente os principais elementos das três religiões do livro: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, sobretudo no que diz respeito ao conceito e experiência de Deus  e à dinâmica da revelação desse Deus e a fé que Ele suscita.

Literatura contemporânea e pensamento teológico
A linha se propõe, juntamente com pesquisadores de outras instituições, iniciar uma reflexão e uma produção bibliográfica sobre as relações entre a teologia e a literatura brasileira e mundial.

Místicos e místicas do século XX
No século chamado “sem Deus” a linha de pesquisa pretende trabalhar com histórias de vida de homens e mulheres cuja experiência de Deus não tirou do mundo mas fez elaborar um pensamento original que contribuiu para a transformação social.

 

PAULO FERNANDO CARNEIRO DE ANDRADE

Crise da modernidade e teologia latino-americana
Investiga as conseqüências que a Crise da Modernidade e o surgimento dos novos paradigmas culturais e científicos trazem para a Teologia Latino-americana, seja no tocante à questão do método, seja dos novos temas que surgem no seu horizonte, seja ainda em relação às práticas pastorais e sócio-políticas que se inspiram nesta teologia.

LINHA DE PESQUISA
FÉ E CULTURA

Esta linha de pesquisa reune as investigações relativas à importância do contexto sócio-cultural hodierno, para que as experiências religiosas, suas práticas e seus processos de construção cultural, de promoção humana e de uma ética sócio-ambiental de inspiração cristã possam ser captadas e acolhidas por uma reflexão teológica pública.

Nela destacam-se pesquisas sobre os aspectos doutrinais, rituais e práticos da comunidade de fé em seu papel de colaboração e transformação sócio-cultural.

ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES

Ministérios de serviço: identidade, sacramentalidade, missão e contribuições pastorais.
Esse projeto de pesquisa propõe aprofundar diversas questões que gravitam em torno dos chamados “ministérios de serviço” da comunidade eclesial que desempenham importante função evangelizadora e educadora. Tais ministérios realizam-se sobremaneira através dos sacramentos da ordem e do matrimônio, entendidos como mediações privilegiadas que a comunidade eclesial possui. No centro das investigações desse projeto, estarão temas como: sacramentalidade, ordem, matrimônio, ministerialidade, família, dentre outras.

Questões atuais de Teologia Pastoral
Esse projeto de pesquisa propõe aprofundar diversas questões fundamentais no âmbito teológico-pastoral atual, tais como: a evolução dessa disciplina no quadro maior da Teologia; a reflexão teológico-pastoral produzida pelo Vaticano II; as principais correntes e projetos de teologia pastoral emersos nos últimos anos, com especial enfoque, às correntes e projetos latino-americanos; os problemas de pastoral especial, tais como: a pastoral urbana; a evangelização; a catequese; o pluralismo religioso; a vida paroquial, a relação entre ética e pastoral e etc.

Questões atuais de Pastoral Profética
Esse projeto de pesquisa propõe aprofundar diversas questões que gravitam em torno da dimensão profética da comunidade eclesial, que é lugar e, ao mesmo tempo, desempenha o ministério pastoral de levar os interlocutores da ação evangelizadora a entrarem em diálogo com o evento da Revelação de Deus, no seu Cristo. Tal dimensão profética realiza-se sobremaneira através das mediações privilegiadas que a comunidade eclesial elabora nos campos do testemunho, do anúncio, da catequese e da formação teológica que estarão no centro das investigações desse projeto.

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES DA SILVA

Aplicação da metodologia patrística ao pensamento contemporâneo
Estuda as contribuições da reflexão dos Padres Igreja na perspectiva do retorno às fontes antigas do Cristianismo, dando especial atenção à Metodologia em Teologia e à Cristologia.

ANTONIO LUIZ CATELAN FERREIRA

A teologia de Joseph Ratzinger – Bento XVI
Estuda e a produção teológica de Joseph Ratzinger e o Magistério de Bento XVI, com ênfase nos temas eclesiológicos e litúrgico-sacramentais e realiza a tradução de sua produção bibliográfica. Alguns elementos do projeto são desenvolvidos conjuntamente com a Sociedade Ratzinger Brasil, a Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger (Itália) e o Institut Papst Benedikt XVI (Regensburg).

Eclesiologia: História e Questões Atuais
Estuda os grandes temas da eclesiologia à luz de seu desenvolvimento histórico e das questões atuais a eles correlatas. Especial ênfase é dada para a temática da relação entre sinodalidade, colegialidade e primado e suas implicações teóricas, pastorais e ecumênicas.

CESAR AUGUSTO KUZMA 

Eclesiologias e questões de laicidade
Trazer para o estudo as questões que envolvem as eclesiologias, seus conceitos, orientações, noções e percepções e relacioná-las numa perspectiva de laicidade, como horizonte de compreensão necessário para o diálogo com a sociedade e com as exigências humanas e sociais atuais. Buscar compreender a condição e posição dos cristãos(ãs) leigos(as), isto é, daqueles(as) que não possuem votos religiosos/sagrados, mas que pela vivência/experiência da fé interagem no meio em que vivem e respondem de forma autônoma às questões éticas, políticas e sociais. Apontar novas perspectivas de ação e entendimentos teológicos e religiosos.

A esperança cristã e as questões atuais da escatologia
O objetivo deste projeto é estudar em nível escatológico as relações humanas diante dos conflitos de sua vida pessoal (vida, nascimento, morte e ressurreição); na sua ação coletiva (neste instante, destacam-se as diversas expressões e movimentos teológicos contemporâneos e outras temáticas afins) e a ação cósmica (questão ecológica e cósmica). Com o intuito de obter melhores resultados, o projeto também possibilita a relação da escatologia com a cristologia, pneumatologia e eclesiologia. O projeto também abre espaço para o estudo de autores que possam contribuir para o desenvolvimento da temática escatológica contemporânea.

LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA

Questões atuais de Teologia Litúrgica
O intento do nosso projeto de pesquisa é desdobrar e aprofundar os tópicos essenciais que concernem à relação intrínseca existente entre “teologia” e “liturgia”. E isso com o fito de extrairmos as conseqüências catequético-pastorais de tal relação.

 

 

MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO

Diálogo ecumênico e inter-religioso em seus movimentos e seus documentos
Estudo de aspectos da compreensão e da realização do ecumenismo; de questões na temática da unidade e do diálogo; de documentos resultantes do diálogo ecumênico (bilateral e multilateral) e de pontos de interesse para o diálogo no âmbito inter-religioso.

Questões sobre a Igreja e os diálogos
Estudam-se temas da Igreja – em sua natureza, sua fé, seu culto e sua práxis, e sua vida, presença e missão no mundo, tendo em vista seu interesse para o diálogo ecumênico e inter-religioso, e temas do significado ou das realizações dos diálogos, importantes para a reflexão teológico-pastoral e a vida da Igreja.

Indagações sobre a Laudato Si’ – casa comum e cuidado, diálogo e missão, paz e ecologia integral
Reflexão sobre a Laudato Si’ e a fraternidade universal tendo em vista uma cultura do encontro e do diálogo. Questões da temática para o diálogo interno da teologia, para o âmbito ecumênico, inter-religioso ou interdisciplinar. Destaque de tópicos tais como: casa comum, cuidado e hospitalidade; imagem e ícone, diálogo e missão, fraternidade e paz, pobreza evangélica e ecologia integral. Temas para o diálogo da teologia cristã com outros saberes.