SÉRIE TEOLOGIA

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TEXTOS PARA PUBLICAÇÃO

1. A seleção de teses e dissertações para a Série Teologia PUC-Rio ocorrerá anualmente, cabendo ao Diretor estabelecer o número de teses e dissertações que serão publicadas naquele ano.

2. A Coordenação do Programa deverá estabelecer o processo e o prazo final de indicação e apresentação de teses e dissertações (Sistemático-Pastoral e Bíblica).

3. Cada docente orientador, que queira participar desse processo de seleção, será o responsável por indicar, no máximo, uma tese e uma dissertação por ano.

4. As teses e dissertações aprovadas pela banca examinadora com condicionamentos ou sugestões de alterações registradas na Ata de Defesa não poderão ser indicadas.

5. Após o prazo final das indicações das teses e dissertações, a Comissão Especial do Departamento de Teologia deverá instituir uma Comissão de Avaliação, composta por, no mínimo, três docentes.

6. A Comissão de Avaliação terá as seguintes atribuições:

a) Verificar a adequação das teses e dissertações inscritas aos critérios e ao elevado patamar de qualidade exigido para a Série.

b) Decidir pela desclassificação das teses e dissertações inscritas, se não atenderem aos critérios de seleção definidos.

c) Selecionar para indicação a(s) tese(s) e dissertação(ões) e a serem publicadas.

7. Preferencialmente, os orientadores das teses e dissertações concorrentes não participem da comissão de avaliação. Casos particulares serão julgados pela Comissão Especial, no ato da instituição da referida comissão.

TESES E DISSERTAÇÃO SELECIONADAS

Grato à Comissão pelo trabalho e parabéns aos professores e alunos que foram comtemplados na escolha dos textos defendidos ao longo de 2017. Escolhidos segundo critérios acadêmicos.

Embora o Edital previsse a publicação de duas teses, após consulta e autorização da direção do Departamento, a Comissão selecionou as Teses:

O sacramento assembleia: teologia mistagógica da comunidade celebrante de Gustavo Correa Cola, orientada pelo Prof. Luiz Fernando Ribeiro Santana.

Por uma teologia ficcional: a (des)construção teológica na reescritura bíblica de José Saramago de Marcio Cappelli Alo Lopes, orientada pela Profa. Maria Clara Lucchetti Bingemer e já premiada com o Prêmio Capes de Teses – Edição 2017.

Uma heroína chamada Rute: análise narrativa e intertextual de Rt 3 de Alessandra Serra Viegas, orientada pelo Prof. Leonardo Agostini Fernandes.

E a Dissertação:

A escatologia do amor. A esperança na compreensão trinitária de Deus em Jürgen Moltmann de Rogério Guimarães de Almeida Cunha, orientado pelo Prof. Cesar Augusto Kuzma.